
Atire a primeira pedra quem nunca ligou nas horas de desespero pra um delivery de comida chinesa pedindo por um yakisoba ou aquele frango empanado com molho agridoce, uma obra prima. Na China, cozinhar é realmente considerado uma arte. Registros históricos relatam que Chefs de cozinha eram tão importantes que recebiam títulos de oficiais da corte real.
A comida oriental é sempre porcionada em pequenos pedaços, em tamanhos de mordidas, não é por preguiça de usar a faca, é em razão dos chineses consideram ter uma faca na mesa como ato bárbaro. É aí então que entra em cena o hashi, os famosos pauzinhos orientais. Sem trocadilhos ok?
Já se perguntou por que os chineses misturam sabores doces e salgados no mesmo prato? Os ingredientes usados nesta cozinha seguem o princípio do yin e do yan: pólos contrários que se complementam. É por esta razão que encontramos esse blend de sabores e texturas, uma perfeita harmonia.
Diferente de nossa culinária, onde a proteína é o principal elemento de uma refeição, o mais importante na comida chinesa é o carboidrato, o macarrão por exemplo. Falando em macarrão, isso já me remete ao prato mais conhecido dessa cozinha, o Macarrão Chop Suey, mais conhecido para nós como Yakisoba. Conhecido internacionalmente, este prato virou símbolo da gastronomia oriental, e por sua relevância nesse contexto, aí vai uma receita dessa produção.
Yakisoba
Ingredientes:
– 150g de macarrão de Yakisoba
– 100g de lombo de porco em fatias
– 100g de peito de frango em fatias
– 50g de brócolis
– 30g cenoura
– 100g de acelga
– 30g de cogumelos
– 200ml de caldo de frango
– meio dente de alho
– açúcar a gosto
– molho shoyu a gosto
– amido de milho a gosto
– óleo de soja a gosto
– óleo de gergelim a gosto
– pimenta do reino a gosto
Passo 1, cortes.
– Corte a Cenoura, cogumelos e o alho em laminas.
– Separe o brócolis em pequenos floretes, tamanho de mordida.
– Fatiar lombo de porco e peito de frango.
– Corte a acelga em pedaços médios.
Passo 2, o macarrão.
– Cozinhe o macarrão em água fervente até ficar ao dente, e escorra.
– Em uma frigideira grande, ponha um pouco do óleo de soja e frite o macarrão levemente, cuidado pra não grudar.
– Reserve no prato.
Passo 3, carnes e legumes. – Na mesma frigideira, frite o lombo de porco e o peito do frango. Acrescente mais óleo se necessário. – Ainda na frigideira, acrescente o alho, brócolis, cenoura, acelga e os cogumelos. – Acrescente um pouco de molho de soja, pimenta do reino, o açúcar e o caldo de frango. – Misture duas colheres de sopa de amido de milho em meio copo de água e adicione na frigideira. – Por fim, de um toque com o óleo de gergelim, e disponha a quantidade desejada sobre o macarrão. Voilà! * Se tiver a oportunidade, adicione também camarão e lula. * Outros vegetais como pimentão também podem entrar, é uma questão de gosto.